quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Genéricos



Hoje me invoquei com o nome dos genéricos, estes remedinhos que foram inventados pra diminuir o assalto das multinacionais da farmacologia aos nossos combalidos e pobres bolsos, mas que, com freqüência, nos são oferecidos por preços maiores do que os dos remédios com grife.

Ora, vejam só! Minha asma ficou ainda pior só de ler lá na receita que eu tenho que tomar um tal de fumarato de formoterol combinado com budesonida. Quase me indignei com meu médico e faltou pouco pra eu dizer pra ele mandar a mãe dele tomar também, ora bolas, que eu sou uma asmática de respeito!
Então resolvi escrever uma cartinha pra ele nos seguintes termos:

Caro Doutor,
Em vez de me encharcar e intoxicar com tanta doxiciclina e cloridrato de fexofenadina, causando-me azia com esta azitromicina diidratada, desidratando-me com o desidrocolato de sódio, embromando-me com a bromelaína, a bromexina e o bromidrato de fenoterol, metendo-me medo com a metóciopramida, fazendo-me benzer com a benzidamina e sabotando-me com o salbutamol, vê se paracetamol com tudo isso e vai tirar sua genitora da mometasona, onde ela certamente vibramicina entre os picratos de butesin e, dimeticona e pancreatina, abusa do fumarato de formoterol assim como da teriparatida injetável, enquanto rebola a budesonida pros omeprazol da vida...
Quanto a mim, já estou boazinha só com o chazinho de boldo da vovó e com a vitamina C do Cigarro, da Cerveja e da Cama.

Como diria o João Ubaldo, aqueles que se tratam com tantas dietas e privações, um dia certamente morrerão plenos de saúde!... além de portentores de um fabuloso vocabulário genérico, com o qual xingarão com muito gosto aos seus personal trainers, dieters e doutores, amém.

P.S. - deixei de fumar há quase 3 meses... esta croniqueta foi escrita em 2005.

3 comentários:

  1. Amei! Muito bem humrado e verdadeiro, a gente se entope de tanto "remédio" e acaba indo tudo pro mesmo "buraco" kkkkkkkk. Parabéns!
    Lucinha

    ResponderExcluir
  2. ahahahahahaha....não é que vc tem toda razão?!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Você é uma campeã: venceu dona Nicotina e o sr Alcatrão.
    O que muita gente valente não conseguiu AINDA!
    beijos
    Anita

    ResponderExcluir